Bom dia, boa tarde, boa noite. Como vai a jornada de Mestre Pokémon de vocês?

Voltei pra fazer outra sugestão de anime, que está com continuação na temporada atual. Danganronpa 3: The End of Kibougamine Gakuen – Mirai Hen foca nos eventos após a primeira temporada e o jogo da série (que é quotado como segunda temporada). Eis a sinopse:

“Naegi Makoto está sob suspeita de traição após ter protegido um ‘Remanescente do Desespero’. A Fundação do Futuro, criada para salvar o mundo do caos causado pelo evento que ficou conhecido por “Maior e Pior Incidente Desesperador da História Humana”, está reunida para decidir como punir Naegi e, então, seus membros são capturados por Monokuma.”

Até o momento, – a escrita deste post, no caso – foram lançados quatro episódios que já nos mostram bem o rumo tomado por esta temporada. Vocês podem conferir aqui.

Para quem não conhece a série Danganronpa

Essa temporada é uma continuação da história, e portanto o recomendado é que antes assistam a temporada 1, lançada em 2013, Danganronpa: Kibou no Gakuen to Zetsubou no Koukousei. A temporada pode ser conferida aqui. Sinopse:

“Um grupo de 15 estudantes do colegial, de elite no que fazem, estão reunidos em uma classe do colegial muito especial. Se formar nesta escola essencialmente significa que você será bem-sucedido na vida, mas fazer isto é muito difícil. A escola é comandada por um urso chamado Monokuma e ele explica a esses alunos que sua formatura gira em torno de cometer um assassinato. A única forma de se formar é matar um de seus colegas de classe e se safar dessa. Se os outros colegas de classe descobrirem a identidade do assassino, o mesmo é o único executado. Entretanto, se eles falharem em pegar o culpado, só o assassino se forma e os outros são aniquilados. Qual dos 15 sobreviverá a este banho de sangue?”

Em resumo, o anime retrata uma vida escolar de assassinatos mútuos. Todos os estudantes ficam confinados em uma escola e o único modo de sair é se graduando; o problema é que a única forma de se graduar é cometer um assassinato e não ser descoberto. Existem outras regras, todas estipuladas por Monokuma, o diretor. A primeira temporada termina com a resolução do mistério que permeia o Colégio Topo da Esperança (Kibou no Gakuen).

Cada estudante é excepcional no que faz, e possui um título de nível super colegial. Esse é o critério para ingressar no Colégio Topo da Esperança.

Para quem já acompanhou a temporada anterior e/ou o jogo – AVISO DE SPOILER

Os eventos de Danganronpa 3 começam alguns anos após o final da primeira temporada, com três dos sobreviventes aparecendo (na verdade 4, mas ninguém gosta do Hagakure hu3) e se envolvendo na nova trama. O anime começa com uma reunião da Cúpula Maior na sede principal da Fundação do Futuro, com seus membros discutindo a punição e futuro de Naegi, que foi considerado traidor por ajudar um ex-seguidor de Enoshima Junko, chamado de “Remanescente do Desespero”. Com todos reunidos, Monokuma dá as caras e revela a nova trama de confinamento e assassinato, que todos ali precisarão superar.

Diferenças entre as temporadas 1 e 3

Além de novos personagens, novas regras entram em vigor. As principais:

  • Não há mais a obrigatoriedade de assassinato mútuo. Agora, há um traidor entre eles, e somente ele é o assassino;
  • Todos os participantes têm uma pulseira com um veneno mortal, que vem com uma regra exclusiva para cada um. Quem quebrar sua regra própria morrerá quase que instantaneamente;
  • Há um “período de descanso”, e durante esse tempo a pulseira injetará sonífero em todos. É quando o assassino pode sair e matar sua vítima. Caso ninguém morra durante esse período, o jogo termina e Monokuma perde;
  • Não há mais julgamentos escolares.

Fica nítido que o jogo aqui é mais sério, porque não há mais aquela fantasia de assassino/vítima/julgamento. Personagens icônicos estão presentes – Naegi, Kirigiri, Asahina e Hagakure – e há uma constante desconfiança quanto a Naegi por parte de alguns membros. Enoshima Junko morreu no fim da primeira temporada, e no mesmo episódio Monokuma acorda alegando ser o diretor dos garotos, indicando que havia mais alguém por trás de tudo. É provável que essa mesma pessoa esteja na linha de frente agora, porque a personalidade de Monokuma não sofreu grandes mudanças.

Danganronpa é uma série de sucesso, que já rendeu diversos jogos e mangás, estando agora em sua segunda temporada animada e terceira temporada canônica (somando o jogo). Também está em produção uma outra série de episódios, intitulada Danganronpa 3: The End of Kibougamine Gakuen – Zetsubou-hen, responsável por contar a história que antecede o jogo referente à segunda temporada (serve de boa base pra quem não quiser jogar). São três episódios ao todo por enquanto, e vocês podem conferir aqui. Vale ressaltar que todos os personagens são diferentes, e somos introduzidos a alguns que estão mortos na atualidade da terceira temporada, como o pai de Kirigiri, ex-diretor do Colégio Topo da Esperança.

Com a finalidade de facilitar a vida de quem quer começar a acompanhar toda a obra e está um pouco ou muito perdido, aí vai uma linha do tempo com a ordem cronológica dos eventos e do que é cânone (no quesito anime, sequencialmente), mas não tem problema caso queiram acompanhar apenas as duas temporadas, tudo fica entendível no momento certo:

1) Danganronpa 3: The End of Kibougamine Gakuen – Zetsubou-hen; 2) Danganronpa 2: Goodbye Despair (jogo); 3) Danganronpa: Kibou no Gakuen to Zetsubou no Koukousei; 4) Danganronpa 3: The End of Kibougamine Gakuen – Mirai Hen

 

Pra quem gosta de um bom mistério investigativo misturado com suspense e assassinato, Danganronpa é um prato cheio. Vale a pena, assistam!

Fonte das sinopses e download de episódios: Anbient.